quarta-feira, 20 de julho de 2011

FILME BOM DE VER - "UM SONHO POSSÍVEL"


Dizem que professor tem férias duas vezes por ano. Não é verdade! Afinal, estou apenas de recesso.
Aproveitando o RECESSO, resolvi dedicar um pouco do meu tempo há uma atividade que muito me agrada. O problema é que essa atividade exige muito de mim, o que explica (em parte!) a demora em publicar um novo texto aqui no blog. Tudo bem, vou dizer o que é... assistir filme! Estou adorando meu recesso.
Então, vamos ao que interessa. Resolvi deixar uma dica de filme para vocês. Trata-se de uma história que inspira o ser humano a ser mais humano.
Alerta: gosto é pessoal, mas acho que o pessoal há de concordar que o filme é de bom gosto. E, antes que alguém diga que não tem tempo, ou que não gosta de ir ao cinema... não tem problema, o filme pode ser encontrado em qualquer locadora.
Farei o seguinte: para tornar mais claro a vocês do que trata o filme, vou adicionar a ficha técnica (extraída de http://www.cinepop.com.br/filmes/sonhopossivel.php) e trechos de uma crítica (extraída de http://guia.folha.com.br/cinema/ult10044u708231.shtml).

FILME: “UM SONHO POSSÍVEL”

Elenco: Quinton Aaron, Sandra Bullock, Kathy Bates, Lily Collins, Tim McGraw, Rhoda Griffis, Ray McKinnon.
Direção: John Lee Hancock Gênero: Drama Duração: 120 min. Distribuidora: Warner Bros. Estreia: 19 de Março de 2010
Sinopse: Em 'Um Sonho Possível', o adolescente Michael Oher (QUINTON AARON) sobrevive sozinho, vivendo como um sem-teto, quando é encontrado na rua por Leigh Anne Tuohy (SANDRA BULLOCK). Tomando conhecimento de que o garoto é colega de turma de sua filha, Leigh Anne insiste que Michael — que veste apenas bermuda e camiseta em pleno inverno — deixe-a resgatá-lo do frio. Sem hesitar por um momento sequer, ela o convida a passar a noite em sua casa. O que começa com um gesto de bondade evolui para algo maior, pois Michael passa a fazer parte da família Tuohy, apesar de terem origens bem diferentes.
Vivendo no novo ambiente, o adolescente tem de encarar outros desafios. E à medida que a família ajuda Michael a desenvolver todo o seu potencial, tanto no campo de futebol americano quanto fora dele, a presença de Michael na vida da família Tuohy conduz todos por uma jornada de autodescoberta.

Crítica:

Baseado em história verídica, o longa surpreende com pontuais sacadas irônicas relacionadas ao conservadorismo norte-americano. Em uma das cenas, por exemplo, Leigh Anne e seu marido comentam, após conhecer uma professora particular mais descolada, que nunca imaginavam conhecer algum democrata. Outro dos momentos revela que a mulher não abre mão de sair com uma pistola dentro da bolsa.
O personagem de Sandra Bullock, que rendeu à atriz um Oscar por sua atuação, encarna uma imagem caricaturesca da mulher média norte-americana. A relação maternal que estabelece com o frágil Oher, porém, revoluciona sua perspectiva de vida, colocando-a em choque com seu grupo de amigas igualmente dondocas e com os familiares.
É interessante como, ao longo do filme, o temor e o preconceito de Leigh Anne e sua família constroem uma aura de tensão em torno do rapaz. O receio de que Oher faça uma besteira e perca a nova vida se faz presente, ainda que ganhe contornos surpreendentes.
Não nos esqueçamos, porém, que "Um Sonho Possível" é um filme estreitamente alinhado com a era Obama e debruçado sobre a superação. Com um pouco de esforço, pode até levar às lágrimas”.
Agora e só preparar a pipoca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário