segunda-feira, 17 de outubro de 2011

EXISTEM ONG's E ONG's: NÃO SE DEVE JOGAR FORA A CRIANÇA JUNTO COM A ÁGUA DA BACIA!



Na noite de ontem, assisti com indignação uma reportagem do Fantástico denunciando suspeitas de irregularidades junto a ONG “Pra Frente Brasil”. Instalada no interior de São Paulo, a ONG é dirigida pela ex-atleta Karina Valéria Rodrigues, eleita em 2008 vereadora na Câmara de Jaguariúna.

Segundo a reportagem do Fantático:

A ONG - que hoje se chama “Pra Frente Brasil” - atua em 17 municípios do estado de São Paulo. Entre as atividades oferecidas, está o programa “Segundo Tempo”, do Ministério do Esporte. Considerado estratégico pelo governo federal, esse programa começou em 2003, com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte. R$ 750 milhões já foram repassados para prefeituras, estados e organizações não governamentais.
Só a entidade da ex-jogadora Karina recebeu cerca de R$28 milhões nos últimos seis anos.
É a ONG que mais ganhou dinheiro do Ministério do Esporte. Parte dessa verba seria usada na compra de lanches. A principal fornecedora de lanches para a entidade é a empresa RNC, de Campinas.”

Como professor, sobretudo do curso de Ed. Física (Fac. São Luis), tenho percebido, no útimos tempos, de maneira mais clara a importância do Esporte como instrumento de inclusão social. Portanto, ver a possibilidade do dinheiro público, que poderia ser aplicado na formação das crianças, está sendo desviado... é realmente algo para se revoltar! (Importante ressaltar que as denúncias feitas pela reportagem ainda não foram apuradas pela Justiça)
Numa sociedade em que os valores (de respeito, responsabilidade, cidadania etc.) foram renegados a segundo plano, o ESPORTE tem um importante poder de resgate. Não há dúvidas de que a prática do esporte pode ensinar às crianças a importância da dedicação, do esforço, da disciplina, do respeito e do trabalho em equipe. Pensar que uma ONG, entendida como grande parceira da sociedade na promoção da cidadania, esteja tirando das crianças essa oportunidade de terem suas realidades transformadas pelo poder do esporte, repito: É REVOLTANTE!
Mas há algo que precisa ser lembrado: existem ONG's e ONG'S! Ou seja, para usar uma expressão que aprendi com a Profª Drª Rosa Godoy (UFPB), “não devemos jogar fora a criança junto com a água da bacia!”
Enquanto milhões de reais têm sido investidos em projetos de ONG's com atuações duvidosas, outras tanto tem oferecido serviços de assitência, de qualidade, a muitas crianças e adolescentes carentes do Brasil, e isso com os raquíticos recursos que dispõem.
Resta a nós, cidadãos (privilegiados até!), pelo menos, duas opções: 1ª - atuarmos como fiscais do dinheiro público... denunciando irregularidades e assumindo nossa responsabilidade na hora de escolher os nossos representantes. Isso mesmo! As nossas escolhas diante das urnas tem uma relação direta com os casos de desvio de dinheiro público destinados a projetos sociais. E, 2ª – nos tornar parceiros de ONG's e outras instituições que com seriedade, transparência e dedicação estejam fazendo grandes projetos de recuperação da dignidade de crianças, mendigos, sem-teto, idosos, etc.
Há poucos dias atrás, no dia 12 de outubro (Dia das Crianças), tive o prazer de participar de uma grande campanha de arrecadação de brinquedos para as crianças do Instituto Vida Feliz, localizado no Parque Jair, São José de Ribamar. Foi algo simplesmente lindo! Inclusive, uso este post para agradecer a todos os meus alunos, alunas, e amigos em geral, que contribuíram para a realização da campanha. As crianças adoraram.
Então é isso, gente. Fico por aqui. E não se esqueçam das palavras da Profª Rosa.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário