domingo, 17 de fevereiro de 2013

UMA QUESTÃO DE INVESTIMENTO



Não falo economês. De Karl Marx, só li o “18 Brumário”! “O Capital” foram só fragmentos pra mim. Tudo bem que já li aqui e ali alguma coisa sobre as teorias de David Ricardo e Adam Smith. E quem não lembra da velha lógica de Thomas Malthus quando falava do crescimento da população em progressão geométrica em contrapartida à progressão aritmética da produção alimentos?
Poderia fazer uma lista que iria de Keynesianismo, passando pelos Chicago Boys até chegar na política neoliberal do início dos anos 90. Mas seria só uma lista, pois como disse: “não falo economês”!
Então, pra que tudo isso? Respondo: quis fazer uma ressalva antes de falar de INVESTIMENTO. Assim não crio falsas expectativas.
Recentemente vi um programa de Tv fazendo uma explicação da queda do rendimento da caderneta de poupança nestes últimos meses, entendi pouca coisa. Mas entendi a parte em que um carinha lá dizia que tirou o dinheiro da poupança e preferiu quitar a moto à vista. O economista convidado do programa disse que “foi um bom negócio!”
Bem, mesmo sem ser um especialista, me arrisco a falar de investimento porque me considero um bem-sucedido. Espere que eu vou explicar!
Há alguns anos atrás, aproximadamente há nove anos, resolvi investir meus ímpetos da juventude, com todos os 'benefícios' da vida independente, num relacionamento a dois.
No princípio me pareceu um belo investimento, e realmente era! Sei que dei um passo seguro, quanto a ela, não posso dizer o mesmo. (Juro que EU era um negócio de alto risco!)
O resultado é que o que antes era uma aposta, hoje é uma certeza! Saí no lucro. Casei com uma bela jovem, hoje tenho uma grande mulher!!! Isso sem falar no fruto direto de toda essa negociação: minha linda filha!
Assim como os considerados bem-sucedidos opinam em matéria de economia, me atrevo a falar nesse tipo de investimento. Uma ressalva: não sou perfeito, sou um felizardo.
Mas, caso alguém queira fazer um investimento seguro, vão aí duas dicas: 1º – Comunicação. Como dizia o velho guerreiro, “quem não se comunica, se trumbica!”; 2º Aprender a ceder, pois, na vida a dois, quando um vence uma briga, os dois perdem! Como disse um amigo meu, que no início de seu relacionamento fazia questão de cantar de galo, agora com 5 anos de casado: “aprendi que vencer uma briga com a mulher, não é um bom negócio!” kkkkkkk.
Minha avaliação final: investir nos outros é um excelente negócio, desde que você aprender a lidar com as turbulências que volta e meia se apresenta. Mas todo bom investidor sabe que não deve recuar só porque a crise se desenha. É nessa hora que você aprende a se tornar um sucesso! E, garanto, vale a pena perseverar!
Vale a pena luta pelos amores, pelos amigos e pela família! Vale apenas arriscar!
Abraço a todos!

Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração". (Lucas 12:34)

Nenhum comentário:

Postar um comentário