sábado, 20 de agosto de 2011

QUEM MATOU A NORMA?


Ainda lembro com riqueza de detalhes algumas cenas de novelas como “Que Rei Sou Eu”, “Roque Santeiro”, “Top Model”, “Senhora”, “Ti-ti-ti”, “Carrossel”, “O Clone” e outras tantas... Começo este post fazendo esta afirmação para evitar que os leitores façam conclusões erradas acerca do que estou escrevendo.
Inspirado pelas bolhas do Mumm (deliciosíssimo espumante argentino, ideal para uma tarde de calor), não poderia me calar diante de dois fatos que, recentemente, me chamaram a atenção: 1º - a grande quantidade de pessoas no facebook, comentando o capítulo final da novela “Insensato Coração” e, 2º uma notícia veiculada pela Folha online, apresentando o número recorde de acesso de brasileiros a um site que “facilita” a traição (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/962541-site-de-traicao-tem-recorde-de-publico-no-brasil.shtml).
Não sei se vou parecer careta (vou fazer como aquele famosa história do “dono da bola”) mas, como o blog é meu...
Olha só, não pude deixar de fazer a relação entre os dois fatos.
Até poderia, mas não quero fazer pesquisas e citações para dar uma maior confiabilidade ao que escrevo... quero ser eu mesmo!
Vejo que vivemos uma época em que as pessoas pensam o tal do “prazer a qualquer custo” e, o termo “qualquer” não é um mero detalhe. Tem muita gente vivendo a vida com um alto grau de irresponsabilidade. As responsabilidades devem ser assumidas por nós. Não vivemos num mundo só nosso... os outros (aqueles que nos consideram) também se importam com as consequências do que fazemos.
“E a novela?”, alguém pode perguntar, “o que tem a ver com isso tudo?”. Acho que quem assiste sabe da resposta melhor do que eu.
Tem muita gente que não sabe separar o mundo da televisão da vida real. E não há como negar o poder de influência da mídia na construção da mentalidade da grande massa.
Não sou especialista no comportamento humano (nem tenho a pretensão), mas falo a partir de minhas próprias experiências. Há quem pense que a satisfação do hoje compensa as consequências do amanhã.
Vou, mais uma vez, enfatizar o que disse no começo do post... sou grande fã das boas novelas! (e sei que há um alto grau de subjetividade em minha avaliação) Mas, acredito, que sei separar o mundo real do ficcional. Agora (pura especulação!), será que o alto índice de acessos no tal site a que fiz referência a pouco, não serve como espelho de uma sociedade que vive num mundo de ficção?
Como, infelizmente, ultimamente, tenho visto de perto o grande número de relacionamentos desfeitos, não posso me calar. Falta um pouco mais de cumplicidade e honestidade entre as pessoas e não sei, verdadeiramente, se a novela é que pode nos ensinar a vivenciar isto.
Viva a televisão brasileira! Mas, antes de tudo, viva o pensamento crítico, livre e RESPONSÁVEL!
Bom, se alguém não gostou... ponha a culpa no Mumm!

Nota: o título foi só pra chamar a atenção!


Ah... ia esquecendo... qualquer semelhança com a realidade terá sido mera coincidência!!!!

3 comentários:

  1. Ótimo post Professor, a imagem da Tv fazendo o telespectador de marionete é perfeita! hehehe. A propósito, há um pequeno erro de português na descrição do espumante, "carlor" ao invés de calor. Um abraço. o/


    Ass: José C. Penha

    ResponderExcluir
  2. Caro José Penha, obrigado pelo comentário e... considere o erro de digitação corrigido.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. esse vinho deve ser bom mesmo...rsrsrs
    brincadeiras a parte rony concordo em tudo só penso que isso tudo se deve a um vazio cada vez mas constante nos homens, como se procurasem incansalvelmente por algo que nem eles mesmos sabem exatamente o que é...abraço e parabens pelo post!!!

    ResponderExcluir